Massoterapia Clínica II
- Cristiane Marques
- 6 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
A massagem é a arte do toque com o objetivo de estimular o indivíduo de maneira integral, acarretando uma sensação agradável e prazerosa.
A massoterapia clínica ou massagem terapêutica visa a cura através do toque e realiza uma abordagem sobre os sistemas neuropsicoendócrinos. Através de um conjunto específico de manobras, desencadeia no organismo humano efeitos fisiológicos com influência na cognição e emoção do paciente.
O profissional acessa o indivíduo através da pele, esse grande órgão modulador de estímulos ao centro hipotalâmico-hipofisário-adrenal. Existe a constante e contínua comunicação entre a pele e o encéfalo, favorecendo o trabalho harmônico de todos os sistemas do nosso organismo.
O toque estimula os receptores nervosos cutâneos. As fibras táteis, grossas e mielinizadas fazem com que esse estímulo chegue ao sistema nervoso central mais rapidamente que a sensação de dor e quando o estímulo alcança o hipotálamo, este libera endorfinas e encefalinas, responsáveis pelo alívio do quadro álgico, relaxamento e sensação de bem estar.
Segundo Munford, a massagem é uma maneira de compartilhar e se comunicar em nível profundo.
Como vimos, então, as técnicas massoterapêuticas ativam a interrelação dos sistemas endócrino, nervoso e pele de forma dinâmica e com grande repercussão nas emoções, estimulando a autopercepçāo e o desenvolvimento psicoemocional.
Esses são apenas alguns efeitos da massoterapia:
• Relaxamento generalizado causado pelo sistema parassimpático.
• Melhora da circulação dos líquidos.
• Relaxamento muscular.
• Diminuição dos índices de cortisol.
• Estímulo da autopercepçāo.

Comments